b fachada - festival santos da casa - salão brazil, coimbra - 23.04.2010







Na quarta sexta-feira do mês de Abril, dia 23, o músico de Cascais, B Fachada esteve no Salão Brazil em Coimbra. Com casa cheia e atenta, B deu um “concerto à moda antiga, para um público à moda antiga” - sem amplificação.
Durante cerca de uma hora passou por quinze canções dos seus vários trabalhos discográficos, com o público na mão, a render-se e a cantar em algumas das grandes canções de B.
Fachada que em 2009 lançou dois álbuns e que promete continuar com o mesmo ritmo, tanto que o próximo e primeiro EP de 2010 está mesmo para sair, dentro em breve, chamar-se-á “Há Festa na Moradia”, belo título.
No concerto pudemos escutar quatro novas canções que têm tudo para serem grandes, para que todo o Portugal as cante de uma ponta à outra (sendo que havia uma com referências a Sérgio Godinho; uma Joana transmontana que veio lá da terra para a cidade; uma autêntica cantiga de verão e outra que começava com o seguinte verso “disse à mamã que o meu sonho era ser artista”).
Altos momentos da noite, memoráveis, quando B nos cantou algumas das canções do seu último álbum homónimo, como: “A Velha Europa”, “Kit de Prestidigitação”, “O Desamor”, “Setembro”, “Cantiga de Amigo” e “Estar à Espera ou Procurar”.
Passou ainda por “Um Fim-de-Semana no Pónei Dourado”, apresentou: “Conceição” e “D. Filomena”.
De “Viola Braguesa” na mão cantou a “Balada à Mariana”.
Não se esqueceu de “Monogamia”, a faixa presente na colectânea “Novos Talentos FNAC 2009”.
O público pediu mais, ele voltou com o seu grande hit: “Zé!”, que levou a plateia a cantar de uma ponta à outra, lá pelo meio algumas gargalhadas, quando chegou a vez do verso “Filha, vai lá à tua vida”.
Arrisco-me a dizer que foi um dos melhores concertos de Bernardo.
Coimbra, espera por mais!

Vídeos:
. ("Cantiga de Amigo")
. ("Zé!")

Sem comentários: