emmy curl - fnac coimbra - 18.06.2010

EmmyCurl01

EmmyCurl02

EmmyCurl03

EmmyCurl04

EmmyCurl05

EmmyCurl06

EmmyCurl07

EmmyCurl08

EmmyCurl09

EmmyCurl10

EmmyCurl11

Na terceira sexta-feira do mês de Junho, dia 18, a Emmy Curl esteve na Fnac de Coimbra.
Emmy Curl é o alter-ego de Catarina Miranda. Começou pelo nome Emmy e juntou Curl, caracol em português, já que desde sempre desenha espirais. Todos os instrumentos, composição e produção são da sua autoria.
Nasceu em Vila Real, num ambiente artístico, que a influenciou a vários níveis: pintura, fotografia, música, desenho, entre outros. Diz: “Trás-os-Montes é um antro de inspiração de todo o poeta, músico ou pintor”. Agradece aos seus pais pela influência musical, já que, como diz: “Faziam canções antes da minha existência, durante e ainda hoje”.
Aos oito anos recebeu a sua primeira máquina de gravar voz e “era viciada em gravar tudo, inclusive as aulas da primária”. Isto fez com que aos 11 anos de idade, em 2001, Emmy descobrisse “que as melodias podem sair da simples vibração das cordas de uma guitarra e que a voz pode ter um interessante uso, se usadas ao mesmo tempo”. Como tal, a par desta descoberta, nesse mesmo ano, compôs a sua primeira canção, de nome "Keep Going", a partir da qual escreveu várias canções. Com apenas 20 anos, já conta com mais de trinta canções, todas elas, com letras e músicas originais, e já viajou, cantando e tocando, um pouco por todo o país, com a sua guitarra de nome Óscar, que actualmente está reformadíssima e, como tal ,o seu novo companheiro chama-se Artur.
Emmy Curl canta e toca guitarra. Foi assim, sozinha em palco, que se apresentou em Coimbra, mostrou-nos: “Tell Me” e “No Moon”.
Em seguida, para a acompanhar nas restantes músicas chamou: Alexandre Mano para o baixo e Tatiana Araújo para os coros e percussões. “Stream” e “Mine” foram as duas primeiras canções que ouvimos em trio. Seguiu-se “Seafire And Its Waltz”, o tema presente na colectânea Novos Talentos Fnac 2010.
Quase a terminar, tocou uma cover: “Sunny Road”, da Emiliana Torrini, como disse: “É uma cantora que já me mostraram há algum tempo porque achavam que tinha um estilo parecido com o meu. E eu fiquei fã”. Acabou em beleza com “Like The Rain”.
Como tem escrito no myspace, as canções de Emmy Curl “remetem para o transcendente e o etéreo, sugeridas pela sua voz suave, os back vocals submergidos em reverb e os seus arranjos de guitarra flutuantes. As letras falam do mar e da montanha, das relações humanas e o amor, sendo, segundo a compositora "a única coisa real" apesar da possibilidade de serem desejados ou imaginados”.
O seu disco de estreia está previsto para Outubro. Nós aguardamos.
Grande é o mundo de Emmy Curl com as canções que nos presenteia e delicia.

vídeo:
"tell me"

Sem comentários: