tiago pereira - citemor, montemor-o-velho - 14.08.2010

TiagoPereira01

TiagoPereira02

TiagoPereira03

TiagoPereira04

TiagoPereira05

TiagoPereira06

No passado sábado, dia 14 de Agosto, o Tiago Pereira esteve na Praça da República, em Montemor-o-Velho, para apresentar "ARROZ NEGRO remix", inserido no CITEMOR.
Tiago Pereira é um realizador português que desenvolveu um estilo próprio de documentar, relembrando e misturando imagens em movimento. O seu trabalho incide sobre músicas, rituais e performances que exploram o conceito de tradição e bases da memória colectiva.
Alguns dos seus filmes já foram premiados dentro e fora do país, como por exemplo: “11 Burros Caem No Estômago Vazio” de 2006.
Em Montemor apresentou "ARROZ NEGRO remix” que "é um espectáculo de manipulação áudio e vídeo em tempo real a partir do filme “ARROZ NEGRO”, realizado pelo cineasta amador José Madeira nos anos 70, nos campos de arroz do Baixo Mondego. O espectáculo insiste na ideia que o património imaterial, nomeadamente, a tradição oral na forma de lendas, contos, práticas rituais e paisagens sonoras, deve ser recuperado e divulgado. Mas enquanto documentos vivos, são susceptíveis a uma abordagem contemporânea, cruzando-se com outras artes e insistindo na remistura e no “mash up”", segundo consta no site do CITEMOR.

Conceito de: Tiago Pereira
Super 8: José Madeira
Música: Eduardo Vinhas (a partir de "samplers" recolhidos por Tiago Pereira)
Apoio: Parque Patrimonial do Mondego
Produção: Citemor

Sem comentários: