cosie cherie - festival santos da casa - arte à parte, coimbra - 01.04.2011

CosieCherie01

CosieCherie02

CosieCherie03

CosieCherie04

CosieCherie05

CosieCherie06

CosieCherie07

CosieCherie08

No primeiro dia de Abril, os Cosie Cherie estiveram no Arte à Parte, para o primeiro concerto da 13ª edição do Festival Santos da Casa - festival do mais antigo programa de rádio inteiramente dedicado à música portuguesa, que emite diariamente entre as 19h e as 20h em 107.9FM (RUC), com Fausto da Silva e Nuno Ávila. De 1 a 16 de Abril podem contar com vários acontecimentos na cidade dos estudantes, desde concertos a conversas. Para saberem mais, basta deslocarem-se até aqui, onde encontram os locais e horários dos concertos, entre outras informações. Com este festival pretendem "dar a conhecer ao público as bandas que o programa e o blog divulgam, dando primazia a bandas que nunca tenham actuado nesta cidade. No ano em que a Rádio Universidade comemora 25 anos, o Santos da Casa “oferece” a Coimbra um Festival que irá fica, com certeza, na memória de muitos".

Posto isto, falemos de quem abriu o leque de concertos: Cosie Cherie.
Tudo começou no Verão de 2006, quando Job Leijh - holandês - veio para Portugal passar férias e conheceu Tânia Carvalho - portuguesa. Voltou à terra natal mas não tardou em mudar-se definitivamente para terras lusitanas. Teve o prazer de a conhecer melhor e daí até fazerem canções juntos foi um pulinho: gravaram-nas em casa e colocaram no myspace para que todos as pudessem ouvir. Com isso, encontraram a Fabulous Generation que decidiu apostar neles, dando-lhes a hipótese de gravarem um EP mais "a sério". Apenas em 2010 deram nome ao projecto e gravaram o primeiro EP «Making Magic Floating Boats» que disponibilizam para download gratuito no seu site (atenção! só o podem fazer até 1 de Maio), como forma de chegarem a mais pessoas e receberem feeedback que tanto lhes agrada.
Podemos esperar um longa-duração para breve com quinze canções, cinco delas são as faixas presentes no primeiro EP, a estas juntam-lhe mais dez novos temas. Vai ser um álbum artístico, já que o artwork fica a cargo de quinze artistas. "Cada canção foi ilustrada por um artista diferente de entre 7 artistas portugueses e 7 artistas holandeses, incluindo 1 tema ilustrado por nós, e todo o design do álbum está ser desenvolvido pela Ok200 (autores do nosso website). Este promete ser um álbum com muita expressão e muita arte", anunciam na newsletter da banda que nos chegou com novidades primaveris. Não se esqueçam, se quiserem contribuir para que este projecto se torne realidade podem ajudá-los através da opção "Donate" no seu site. Qualquer donativo é sempre bem-vindo! Eles explicam como tudo funciona.

Falemos agora do concerto.
Começaram com uma música nova «Pink Ribbon Lips Like Glue» e passaram por «You don't own the world». "É sempre difícil começar mas acho que começamos bem", disse Job. "A próxima música que nós temos para vocês é uma música do nosso EP, que se chama: «Imagine»", referiu Tânia. Em seguida, tocaram «Morning Light» e «Diva», uma canção "um bocadinho feita à distância". "Depois de um dia preguiçoso passamos para uma viagem", anunciou a vocalista. A banda sonora desta viagem é «Traveling», o primeiro single com videoclip. "Hoje, para nós, foi mesmo um dia de viagens porque nós não somos de Coimbra", explicou. A próxima chama-se «The Letter», mais uma música nova que fará parte do primeiro álbum que vem a caminho. Seguiu-se «What will you do». Sempre muito comunicativos, Job disse que "Todas as canções são em inglês mas isso vai mudar, se calhar, um dia. Agora, eu não canto em português". A sugestão do público foi: porque não começar a cantar também em holandês? Ao que ele respondeu "Isso vai ser um grande desafio". Quem sabe se não nos surpreendem! Duas das primeiras canções que fizeram «Rolling Chair» e «Underground», também pudemos ouvir. A primeira, com palmas do público a acompanhar durante toda a canção, "Esta música foi feita quando nós estávamos à muito tempo sentados naquelas cadeiras à frente do computador e não sabíamos o que é que havíamos de fazer". A segunda, "o Job fez quando morava muito perto do metro" e fê-la a pensar nesse factor, explicam. Uma pergunta para a qual todos tínhamos uma resposta positiva: "Querem ouvir mais?" questionou Job, todos dissemos que sim e continuaram. "A próxima música fala sobre mau-humor. Não está aqui ninguém de mau humor, pois não?", perguntou Tânia. Chama-se «Bedtime». "Para não ficarmos todos de mau-humor vamos tocar «Bluesky»" e para terminar, «Rumors of a breaking day» que "fala de um dia bem passado como foi o dia de hoje, pelo menos para nós. Espero que para vocês também", concluiu Tânia. Nós pedimos mais e o certo é que voltaram, com mais uma novidade: «Enjoy the Sunshine».

O objectivo dos Cosie Cherie é "continuar a criar momentos mágicos, partilhando sons quentes, acolhedores, verdadeiros e felizes". Nós só temos é que agradecer!

Sem comentários: