SIGNIFICADO - a música portuguesa se gostasse dela própria - fnac coimbra - 01.05.2010












Para encerrar o Festival Santos da Casa 2010, no primeiro dia do mês de Maio, pelas 21h: “SIGNIFICADO – a música portuguesa se gostasse dela própria" na Fnac de Coimbra.
“A propósito de quarto irmãos músicos, fundadores da Associação Cultural d’Orfeu localizada em Águeda, constrói-se uma génese da música tradicional portuguesa para em seguida se alargar a outros contextos e colocar-se a seguinte pergunta: como seria a música portuguesa se gostasse dela própria?”.
Primeiro, as pessoas presentes puderam ver o documentário; seguiu-se uma conversa com o realizador Tiago Pereira e outros convidados: Lara Figueiredo, flautista nos Toques do Caramulo e Luís Pedro Madeira, músico da cidade de Coimbra; o moderador da conversa foi Fausto da Silva dos Santos da Casa, um programa da Rádio Universidade de Coimbra (RUC).

Tiago Pereira é um realizador português que desenvolveu um estilo próprio de documentar, relembrando e misturando imagens em movimento. O seu trabalho incide sobre músicas, rituais e performances que exploram o conceito de tradição e bases da memória colectiva.
Alguns dos seus filmes já foram premiados dentro e fora do país, como por exemplo: “11 Burros Caem No Estômago Vazio” de 2006.
Tiago Pereira, em colaboração com o músico Vasco Ribeiro Casais, forma OMIRI, um projecto onde a tecnologia de fusão e a tradição se encontram para criar um som e imagens que são uma complexa mistura de passado, presente e futuro.

Sem comentários: