significado - a música portuguesa se gostasse dela própria - teatro académico gil vicente, coimbra - 20.05.2010

TiagoPereira01

TiagoPereira02

TiagoPereira03

TiagoPereira04

TiagoPereira05

Na quinta-feira, dia 20 Maio, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra: “SIGNIFICADO – a música portuguesa se gostasse dela própria", um documentário de Tiago Pereira, realizado a propósito de quarto irmãos músicos, fundadores da Associação Cultural d’Orfeu, localizada em Águeda, que comemora os seus 15 anos.
“Constrói-se uma génese da música tradicional portuguesa para em seguida se alargar a outros contextos e colocar-se a seguinte pergunta: como seria a música portuguesa se gostasse dela própria?”.
Segundo o próprio Tiago: “Portugal é um país que tem vergonha da terra onde nasceu. É como dizia o João Aguardela, a música portuguesa não tem auto-estima”.
Com "Significado", Tiago pretende chegar à "Tradição de futuro. Para mim, isso é que é importante. Ter o passado, o que é agora e o que vai ser, como na banda desenhada do Alan Moore em que todos os tempos se encontram num vértice. É essa noção que quero nos meus filmes".
O que interessa é “Ver todo o tipo de práticas contemporâneas que existem na música tradicional. Não me interessa criar a narrativa de um filme, interessa-me o conceito de dar esta informação toda, lançar os ses e as interrogações". Concluindo: "Não é para eu escolher, é para as pessoas irem por onde quiserem".
O documentário conta com a participação de Américo Fernandes, David Fernandes, Francisco Silva, Rogério Fernandes, Luís Fernandes, Vitor Fernandes “Bitocas”, Artur Fernandes, Manuel Farias, Ricardo Lameiro, Carlos Guerreiro, Júlio Pereira, Jorge Cruz, Joana Vasconcelos, Nuno Paulino, Nuno Rodrigues, Paulo Pereira e Victor Rua.
Uma produção da Associação Cultural d’Orfeu, que em breve terá o documentário disponível em DVD, acompanhado pelo livro “Contexto” que retrata a história da d'Orfeu, assinada pelo jornalista António Pires.

Sem comentários: