osso vaidoso - salão brazil, coimbra - 24.09.2010

OssoVaidoso01

OssoVaidoso02

OssoVaidoso03

OssoVaidoso04

OssoVaidoso05

OssoVaidoso06

OssoVaidoso07

OssoVaidoso08

Na passada sexta-feira, dia 24 de Setembro, Coimbra recebeu muitos projectos musicais nas várias casas de espectáculos da cidade. Para o Salão Brazil, Osso Vaidoso era a sugestão de uma noite muito bem passada. Já por cá tinham estado na FNAC no final de Abril e desta vez regressaram para um concerto um pouco maior, um espectáculo que assinalou uma nova programação cultural para o "espaço emblemático da Baixa de Coimbra", como refere o Diário As Beiras.

Ana Deus (ex-Ban) e Alexandre Soares (ex-GNR), conhecidos já dos Três Tristes Tigres, fazem parte deste Osso Vaidoso, nome do espectáculo que consiste no trabalho que têm desenvolvido para os Nadadores de Inverno, projecto que partilham com outros músicos, entre eles João Pedro Coimbra, Tó Trips e Pedro Gonçalves.
O nome Osso Vaidoso vem do facto das canções apresentadas terem uma "estrutura mais simples, apenas com o esqueleto da coisa, sem grandes arranjos, são simples, mas cuidadas", disse Ana Deus. As letras dos temas são, na maioria, escritas por Regina Guimarães, que trabalha com eles já desde a altura dos Três Tristes Tigres, mantendo "o gosto pelos jogos de palavras e por retratos crus, combinação nem sempre de fácil assimilação mas habitualmente intrigante", refere Gonçalo Sá (Notícias Sapo).

No concerto, estiveram presentes algumas canções dos Nadadores de Inverno como: "Elogio da Pobreza", "Déjà Vu", "Abeto no Pulmão", "Ponto Morto", "Cacofonia" apenas em formato voz e guitarra. Dos Três Tristes Tigres mostraram-nos "Descapotável" e "Olho de Rua". Não faltou a dose de improvisação que marca os concertos destes nortenhos.
A vocalista esclarece que recordar temas dos TTT não é um regresso do grupo, até porque a música em si é diferente. "Somos os mesmos três [Ana, Alexandre, Regina], mas agora é mais simples, nos Tigres havia muitas camadas, programação e sequenciação", recorda Ana Deus.
Gonçalo Sá concluiu que "Uma voz e uma guitarra foram suficientes para encontrar alguma beleza, charme e provocação neste Osso Vaidoso". Até porque "Afinal a carne não é tão fraca e apolítica como a pintam, eles tentam envolver o osso de ser canção até ao tutano", como está escrito no texto de apresentação da banda.

Sem comentários: