peixe:avião - fnac coimbra - 24.09.2010

Peixe Avião 01
Peixe Avião 02
Peixe Avião 03
Peixe Avião 04
Peixe Avião 05
Peixe Avião 06
Peixe Avião 07
Peixe Avião 08

Na última sexta-feira do mês de Setembro, dia 24, os Peixe:Avião estiveram na Fnac de Coimbra. Da banda bracarense faz parte: André Covas, José Figueiredo, Luís Fernandes, Ronaldo Fonseca e Pedro Oliveira. Pelo facto do último (baterista) se ter lesionado, em Coimbra apresentaram-se em formato reduzido: em vez de cinco, eram apenas quatro.
Peixe:Avião é uma lufada de ar fresco na música nacional, uma "pop inteligente e livre", como refere o jornal I. São canções que nos enchem o coração.
Adolfo Luxúria Canibal refere que "o que faz a singularidade de peixe:avião é a portugalidade que irradia, como se de repente tudo o que nos habituamos a associar à alma portuguesa, a melancolia dos seus poetas, o singelo das pequenas coisas, se cristalizasse em sons e palavras".

Os peixe:avião formaram-se em Braga no Verão de 2007, período durante o qual gravaram o seu primeiro trabalho, o EP/maquete "Finjo a fazer de conta feito peixe:avião". Como funcionavam muito através de trocas de ficheiros pela internet, a criação das nove salas de ensaio debaixo do antigo estádio do Sporting de Braga serviu para que, finalmente, se juntassem. "A criação das salas foi decisiva para nós. É uma pequena comunidade só para músicos, que fomenta muito a troca de ideias e experiências", explica Ronaldo Fonseca ao Jornal I.
2008 viu nascer o primeiro álbum de longa duração da banda, duração essa que veio a ser o próprio nome do disco, intitulando-se assim de "40:02". Na época natalícia desse mesmo ano, porque queriam agradecer a todos os amigos e fãs, decidiram oferecer uma pequena prenda, um EP digital de nome "Camaleão#EP" que contêm 3 temas.
2009 trouxe a reedição, em vinil 12'+CD, de "Finjo a fazer de conta feito peixe:avião" e 2010 acolheu-os novamente com a edição de autor do segundo longa duração, intitulado "Madrugada" - título que o vocalista justifica ao I com "as horas tardias dos ensaios da banda". Este disco marca uma nova fase dos peixe:avião, já que foram os próprios a lançar o disco, criando a sua própria editora: PAD (Peixe:Avião Discos), ficando a cargo não só da parte musical e estética mas também de todos os procedimentos que implicam o lançamento de um álbum. "Até fomos nós que colámos os autocolantes da Fnac", brinca o guitarrista.

"«Madrugada» é a prova dos nove para um dos mais preciosos projectos nacionais. Reiterando o melhor de que são capazes, os peixe:avião superam-se no mais caro dos sentidos, isto é, amadurecendo. Encontram nos pormenores um cuidado cada vez maior, conseguindo sempre melodias que se agarram à nossa memória como clássicos instantâneos", defende Valter Hugo Mãe. Continua, "Quem não ouve peixe:avião é menos feliz. Estou há semanas com este novo disco a tocar e é madrugada o dia inteiro. Vicio-me mais e mais, como quem verifica que uma grande obra de arte reserva um mistério para ser descoberto a cada novo confronto. Eu, que ouço esta música, por ouvir esta música, sou mais feliz. Roam-se de inveja ou façam o mesmo".

"O peixe que também é avião e quer voar bem alto", foi assim que o DN se referiu. No showcase, logo se apresentaram e explicaram o motivo de estarem num formato reduzido. "Nós hoje, devido a circunstâncias que não são previsíveis: o nosso baterista magoou-se numa mão e não pôde estar aqui connosco, tivemos que improvisar uma maneira para estarmos aqui presentes, não queríamos cancelar esta pequena amostra do disco", disse Ronaldo. Apenas passaram por temas deste novo disco, começando com "Sentido de Calma". Seguiu-se "Detalhes de um Plano" que no LP conta com a participação de Bernardo Sassetti ao piano. Também colabora em “Palavras Que Não Falam” e Manuela Azevedo em “Fios de Fumo”.
"Prantos de Pétalas", foi o que se seguiu. Anunciaram que no dia seguinte iriam estar em Leiria, "estamos a fazer as típicas capelinhas da fnac, não desfazendo como é lógico" e convidaram todos os presentes a irem até lá. O próximo tema que nos mostraram foi "Palavras Que Não Falam". Para terminar, tocaram o primeiro single lançado no dia 17 de Maio, de nome: "No Jogo da Quimera". Concluiram que foi um bom começo de noite, como Ronaldo afirmou: "foi um bom começo de noite curtinho como o café, mas bom".
Convidaram também todos os presentes a juntarem-se a eles nas várias comunidades e páginas da internet referentes à banda.

Deixo-vos com o conselho de Adolfo Luxúria Canibal: "entre no mundo maravilhoso de peixe : avião, deixe-se mergulhar nas correntes aéreas deste oceano desconhecido, desfrute da viagem pelas profundezas da brisa outonal e vai ver que também vai sentir esta alegria, esta fé resplandecente na capacidade humana para produzir o belo que só as grandes obras conseguem gerar".

Sem comentários: