milhões de festa - barcelos - 24.07.2010

O Milhões de Festa (MdF) foi o festival que prometeu dinamizar e, ao mesmo tempo, arrasar Barcelos nos dias 23, 24 e 25 de Julho.
A zona ribeirinha desta cidade minhota recebeu uma imensidão de artistas e melómanos que revolucionaram a cidade adormecida. A Lovers & Lollypops, editora e promotora no activo desde 2005, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, a Casa da Juventude e a Empresa Municipal de Desportos de Barcelos e a Ilha da Fantasia, apresentou um cartaz com mais de 60 bandas, produtores e DJs, repartidos por 3 espaços distintos, para um festival que garantiu “milhões de festa”, numa celebração artística ímpar.
O Milhões de Festa foi criado em 2006 e conta já com duas edições, nas cidades do Porto e de Braga. Em 2010, o MdF regressou com vista a uma nova celebração artística e cultural, motivada pela crescente produção independente na música portuguesa e aliada a propostas internacionais de diversos quadrantes e geografias, na linha do que se tem feito um pouco por todo o mundo.
A filosofia do MdF passa pela agregação de uma grande variedade de linguagens artísticas para, mais do que uma mostra de trabalhos, ser essencialmente uma ponte de criação de sinergias para o futuro, motivando a dinamização local e reclamando uma atenção internacional para aquilo que se faz por cá.


Cavalheiro

Cavalheiro 02

Cavalheiro 01

Às 19h30 no Palco Vice: Cavalheiro.
Da banda portuense, faz parte: Tiago Ferreira, Filipe Ferreira e João Gonçalves.
Como o Milhões disse: “É inevitável, a título pessoal, escrever sobre um trabalho de Cavalheiro sem evocar imagens saídas de recantos, ruas e avenidas num esquema fora-de-horas habitado por figuras atiradas pela noite. Por vezes, alguma daquela luz intermitente rompe a escuridão e bate nos rostos ávidos de choques, de experiências. Assim é o rosto do Tiago Ferreira (este nosso Cavalheiro)”.

(Cavalheiro - myspace)


Hype Williams

Hype Williams 01

Hype Williams 02

Às 21h no Palco Vice: Hype Williams.
São de Londres e, foi assim, que o Milhões os apresentou: “Lo-fi, é de lo-fi que falamos quando pensamos nos Hype Williams. Se existir um termo tal como lo-fi espacial, este foi apenas criado para caracterizar o duo baseado em Londres e que se estreia em Portugal no final de Julho”.


PAUS

PAUS01

PAUS02

PAUS03

PAUS04

PAUS05

PAUS06

PAUS07

PAUS08

PAUS09

PAUS10

PAUS11

Às 21h45 no Palco Milhões: PAUS.
São de Lisboa, são Makoto Yagyu, Hélio Morais, João "Shela" e Quim Albergaria.
São, ainda, “gajos dos Linda Martini, Vicious Five, Riding Pânico e If Lucy Fell. São também uma bateria siamesa, um baixo maior que a tua mãe e teclados que te fazem sentir coisas”.



ALTO!
ALTO! 01

ALTO! 02

Às 22h30 no Palco Vice: ALTO!
A banda de Barcelos é constituída por: Bruno Costa na guitarra e voz, Tiago Silva no baixo e voz, João Pimenta na voz e antenas, Paulo Senra na bateria e voz, Ricardo Miranda na guitarra e orgão mágico.
Assim se apresentam como uma: “Banda normal fundada por pessoas normais que frequentam sítios normais que por sua vez são frequentados por outras pessoas normais. Ouvimos música normal que é descoberta, consumida e deitada fora por uma miríade de pessoas normais. Comprámos instrumentos normais que são fabricados por firmas normais que vendem instrumentos a pessoas normais. Somos todos surdos”.



The Fall

The Fall 01

The Fall 02

The Fall 03

Às 23h15 no Palco Milhões: The Fall.
São do Reino Unido e, o pessoal do Milhões diz que: “De todas as bandas punk e post-punk de finais de 70's, nenhuma viveu e proliferou tanto como os The Fall, contando com 28 álbuns de estúdio e mais do dobro se contarmos com outros lançamentos. Depois de dezenas de alterações de formação, pode-se dizer que, no fundo, Mark E. Smith é The Fall e traz a Barcelos aquela que John Peel dizia ser a sua banda favorita. E nem é necessário acrescentar-se muito mais. Google it”.


El Guincho

El Guincho 01

El Guincho 02

El Guincho 03

El Guincho 04

À 01h30 no Palco Milhões: El Guincho.
Foi assim que o Milhões apresentou a banda espanhola: “Trazem de Espanha um feeling tropical mergulhado em electrónica ao qual Pablo Díaz Reixa, o nome por trás de El Guincho se refere como "space-age exótica". O calor é garantido, a aparição de palmeiras e cocktails coloridos é provável e as dançarinas de Hula estão convidadíssimas”.



milhões de festa, milhões de triângulos invertidos, para o ano queremos mais!

▼▼▼

Sem comentários: