noites ritual - jardins do palácio de cristal, porto - 26.08.2011

Em 2011 realizou-se a 20.ª edição do Festival Noites Ritual com Ritmo e Electricidade como tema principal. No Porto, todos os anos cumpre-se o ritual de fecho da época estival de Festivais de Verão, com vários nomes sonantes da música portuguesa. Esta é a única condição: o consumo é totalmente dedicado à produção nacional. Como já é tradição, este festival conta com 12 bandas repartidas por dois palcos e dois dias. 

Na primeira noite, dedicada à electricidade: Dan Riverman, Linda Martini, We Trust, X-Wife, Guta Naki e Zen.


DAN RIVERMAN

DR01 DR02 DR03
DR04 DR05 DR06 DR07 DR08 DR09

Às 21h30 no Palco Ritual: Dan Riverman
A banda de Santo Tirso é constituída por Dan Alves, Rui Materazzi, André Sebastian, Mike Peixoto e Miguel Fernandes. 
No facebook da banda podemos ler que "Desde o primeiro instante que a voz dos Dan Riverman nos quer dizer que a melancolia também respira de uma beleza inaudita. Na alma ocupa um espaço nem sempre confortável por nos mostrar ou fazer sentir sensações que pensávamos não existirem. Não é tristeza. É beleza e transparência. É possível comparar a viagem sentida na escuta das suas músicas a uma consciente travessia de um rio. Os músicos assumem-se como barqueiros, tão diferentes na sua essência como no instrumento que tocam, mas o melhor é reservado para a parte final da travessia. O amor. A possibilidade de amar. A possibilidade de acreditar que amar ainda é possível".

setlist:
- Fragile Hands
- To live a Dream
- Silence
- I Just Called to Say I Love You (de Stevie Wonder)
- Sea and the Breeze
- Singing King



LINDA MARTINI

LM01 LM02 LM03 LM04 LM05 LM06 LM07 LM08 LM09 LM10 LM11 LM12 LM13 LM14 LM15 LM16 LM17

Às 22h05 no Palco 1: Linda Martini
A banda lisboeta constituída por André Henriques, na voz e guitarra; Cláudia Guerreiro, no baixo e voz; Hélio Morais, na bateria e voz; e Pedro Geraldes, na guitarra e voz, apresentou no Noites Ritual um concerto que durou cerca de quarenta minutos e que nos soube a pouco, queríamos bem mais. 
Já por aqui falámos deles quando lançaram o EP «Intervalo». Desta vez, para apresentar «Casa Ocupada», citamos Joaquim Albergaria. Que à pergunta "Quando foi a última vez que um disco se abriu e vos deixou entrar?" respondeu: "Linda Martini nunca vai precisar de fazer um MTV Cribs: Casa Ocupada é um disco de portas e janelas abertas. Com 10 novas músicas do mais honesto e intenso que já fizeram, os Linda Martini ocupam agora na música portuguesa, o espaço, a casa que merecem. O seu som cristalizou-se e soam agora a mais - mais amplos, mais abertos, desafogados e a gostar mais de fazer música juntos. Em Casa Ocupada, Linda Martini encontra-se com Linda Martini para ocupar uma casa só para eles e com uma vista do caralho. Entrem e deixem que a «Mulher a Dias», o primeiro single, vos limpe a alma e os ouvidos. Depois, fiquem para perceber como comprar um disco e sentarmo-nos para ouvi-lo é melhor que pedir um empréstimo para comprar casa".

setlist:
- Dá-me a Tua Melhor Faca
- Nós os Outros
- Amor Combate
- Cronófago
- Juventude Sónica
- O Amor é Não Haver Polícia
- Belarmino vs
- Cem Metros Sereia




WE TRUST

WT01 WT02 WT03 WT04 WT05 WT06 WT07 WT08 WT09 WT10 WT11 WT12 WT13 WT14 WT15

Às 22h50 no Palco Ritual: WE TRUST
"WE TRUST é André Tentugal. O jovem realizador português que já trabalhou com bandas como os X-Wife, Old Jerusalem, The Weatherman, Mind da Gap, Os Tornados, Teratron, que está neste momento a preparar o filme Foge Foge Bandido e que trabalhou também alguns nomes internacionais como os Kap Bambino, dá agora espaço a uma outra faceta, até agora oculta: a de músico", retirado do site da Meifumado, a editora. 
O músico nortenho nunca se apresenta sozinho em palco, conta com a preciosa ajuda de cinco companheiros: Gil Amado, João André, Nuno Sarafa, Rui Maia e Sérgio Freitas.  «Time (Better Not Stop)» é já um hit que todos conhecem e cantam em todo o lado! Resta-nos esperar pelo disco que estará aí, nas mãos de todos, muito em breve.



X-WIFE

XW01 XW02 XW03 XW04 XW05 XW06 XW07 XW08 XW09 XW10

Às 23h25 no Palco 1: X-Wife
A banda portuense é constituída por João Vieira, Fernando Sousa, Rui Maia e Nuno Sarafa. 
Quando, numa entrevista ao Ponto Alternativo, lhes perguntaram o que significava para eles «Infectious Affectional» - o nome do disco - responderam que "«Infectious» como contagiante, [porque] a música pode ser contagiante no bom sentido, é claro. «Affectional» do lado afectivo de fazer música, como uma forma de expressão, o prazer de criar algo do qual te orgulhas".
Também questionados sobre o facto de haver uma mudança na sonoridade, concluiram que essa "Surgiu de forma natural. Assim como todos os álbuns, não sentimos pressão de nenhum lado para tentar fazer alguma coisa diferente, apenas é a nossa forma de fazer as coisas, demonstra que temos vontade em criar algo diferente. Nem precisa de ser falado, é algo que temos como adquirido". 

setlist:
- I Live Abroad
- Long Distance
- Ping Pong
- Realize
- Little Love
- Keep On Dancing
- Wonderman
- Fall
- Heart Of The World
- Take It On Me
- On The Radio
- Fireworks
- That's Right





















GUTA NAKI

GN01 GN02 GN03 GN04 GN05 GN06 GN07


À 00h35 no Palco Ritual: Guta Naki
Cátia Sá Pereira, Dinis Pires e Nuno Palma fazem parte desta banda que encerrou os concertos no PR, no primeiro dia. 
No site da Meifumado, a editora, podemos ler que: "Em 2008 juntaram-se Nuno, Cátia e Dinis. Na ideia nada de dizível. O que fazem é canções, e canção não é nada, o que interessa é o fazer. O que há é uma memória tresmalhada entre o que se ouve e olha, entre o que se lê e escreve. Em 2009 afinam-se os primeiros concertos, e o primeiro contacto com o público deslinda que esta música não pode estar enfiada no quarto. Irrequieta, precisa da rua. Isto é só tirar a ferros o que não se tem de dizer, mas ouvir. Isto (não) é Guta Naki".



ZEN

ZEN01 ZEN02 ZEN03 ZEN04 ZEN05 ZEN06 ZEN07 ZEN08 ZEN09 ZEN10 ZEN11 ZEN12 

À 01h10 no Palco 1: ZEN
Para encerrar o primeiro dia, mais uma banda a jogar em casa e um regresso aos palcos. 
Os ZEN, ao vivo, são André Hollanda, Gon, Marco Nunes e Miguel Barros. 
No facebook do grupo, podemos ficar a saber que: "Após quase 10 anos de interregno, os ZEN estão de volta aos concertos com o seu rock de fusão “grovado”, “funky”, dançável, frenético e sempre contagiante, capazes de surpreender tanto os velhos conhecidos bem como os novos fãs. 
Tendo editado dois álbuns - «The Privilege of Making the Wrong Choice» e «Rules, Jewels, Fools» - que muita adrenalina fizeram correr, a formação que agora se apresenta em espectáculo é constituída por 3 elementos da formação original, Gon – voz; André Holanda – bateria; Miguel Barros – baixo, tendo como convidado para as lides da guitarra o músico sobejamente conhecido, Marco Nunes".

Sem comentários: